Holding Familiar: Por quê você precisa de assessoria jurídica
Entenda como um advogado pode ajudar na sua sucessão de negócios
Constituir um patrimônio, preservá-lo e passar para uma nova geração não é uma tarefa nem um pouco fácil. Para empresários que mantêm um negócio familiar pode existir uma certa dificuldade para lidar com a necessidade de sucessão para familiares e a definir a hierarquia dentro da empresa.
Ter um planejamento de sucessão bem estruturado para a proteção do patrimônio é uma maneira de evitar possíveis desavenças e competição por partes opostas que compõem a empresa, além disso a redução tributária se torna uma opção extra junto do auxílio da assessoria jurídica.
Para ter noção de como uma assessoria jurídica pode ajudar na sua holding familiar vamos explicar nesse artigo o que é e como funciona uma Holding Familiar;
O que é uma holding familiar?
“Holding” vem do verbo em inglês “to hold” que pode ter vários sentidos como segurar, manter, conter. Sendo assim, uma holding tem como objetivo assegurar os bens provenientes desta empresa ou sociedade. Quando classificada como “familiar” ela tem a finalidade de controlar o patrimônio pertencentes às pessoas físicas de uma mesma família.
Vantagens de uma holding familiar
Estabelecer uma holding possibilita usufruir de diversas vantagens proporcionando uma estabilidade nas questões jurídicas, legais dentre os contratos de bens e patrimônios pertencentes a família.
- Planejamento financeiro
Com a holding é possível concentrar o patrimônio e facilitar a gestão com a participação de todos membros, além de estabelecer uma política de investimento, reservas monetárias e distribuição de lucros.
- Planejamento tributário
Utilizando da sociedade é possível fazer o aproveitamento dos incentivos fiscais na tributação dos rendimentos dos bens como pessoa jurídica. Aluguéis, juros, transferência de bens, lucro e dividendos são exemplos disso.
- Planejamento sucessório
A sucessão hereditária é um processo muito facilitado ao constituir uma holding, especialmente em relação ao processo judicial de inventário. Uma assessoria nesse caso em especial auxilia para que o processo acelere e evite o alto custo.
Há outras vantagens, caso a holding seja conjugada em um bom acordo das partes envolvidas, incluindo critérios de informações sobre bens e empresas, critérios para herdeiros em cargos altos, critérios de admissão e saída de familiares da sociedade assim como a administração de bens familiares.
Todos esses processos que envolvem a gestão da empresa e/ou bens entre familiares, necessita ser intermediada através de advogados especializados nesse tipo de situação para evitar brechas e desvantagens para algum lado dentro dos acordos feitos. É de extrema importância que antes de estabelecer a holding é preciso a elaboração de um estudo de análise da viabilidade para ser aplicada e uma assessoria jurídica de habilidade se faz necessária nesse caso
O escritório Ferreira da Ponte Advogados possui um time de especialistas experientes e com a habilidade e segurança que você precisa para poder manejar com tranquilidade sua empresa e bens familiares.
0 Comentário(s)